sábado, 6 de fevereiro de 2010

Quem ama,odeia | Silvina Ocampo & Adolfo Bioy Casares


“Quem Ama, Odeia” resulta da colaboração entre dois escritores argentinos que partilharam, durante muitos anos, a escrita, a vida e o amor. Silvina Ocampo e Adolfo Bioy Casares deixaram-nos durante a década de 90, mas não sem antes serem reconhecidos e aclamados pela crítica. Casares recebeu mesmo o Prémio Cervantes de Literatura em 1990, nove anos antes de morrer.

No centro desta trama, encontramos Humberto Huberman, que decidiu passar uns tempos em merecido descanso num hotel reservado em Bosque del Mar. No entanto, em vez da tão desejada paz, vê-se envolto num drama policial. Um dos hóspedes é assassinado e outro desaparece misteriosamente. Como seria de prever, todos os que se encontram no hotel, são agora suspeitos. Uma tempestade de areia e ventos fortes isola e fragiliza ainda mais os envolvidos. Ninguém pode sair dali, uma vez que se encontram numa perigosa zona de sapal povoado de caranguejos. O mistério adensa-se à medida que os sentimentos de amor, paixão, ódio, inveja e vingança revelam os medos de cada um.

A Oficina do Livro publicou recentemente em Portugal esta história policial que explora os espaços mais recônditos da personalidade e dos sentimentos humanos. O livro data de 1946 mas permanece actual, pelo que deveria constar em qualquer biblioteca. A leitura revelar-se-á empolgante com todas as mudanças de perspectiva relativamente à resolução dos crimes. A escrita hábil e cuidada, a complexidade das personagens e o ambiente tenso proporcionado pela combinação de factores da própria natureza irão, certamente, cativar o leitor da primeira à última página. E, quando se der conta, já esta história fascinante e subtil terá terminado.

__________

Silviana Ocampo e Adolfo Bioy Casares

Quem Ama, Odeia

Oficina do Livro

Sem comentários:

Enviar um comentário